Pages

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Estudo mostra relação entre a música e o desenvolvimento da leitura e escrita em pré-escolares.



Estudo realizado pela Faculdade de Educação da Universidade de Buffalo (Nova Iorque – EUA) mostra a importância da educação musical para o desenvolvimento do vocabulário em crianças em idade pré-escolar.

Dando uma passeada pelo Facebook hoje a tarde, encontrei este link para a reportagem que fala a respeito da relação entre música e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças em idade pré-escolar.

Durante dois anos os pesquisadores americanos investigaram o desenvolvimento de 165 crianças cujos professores generalistas (o professor da turma, mesmo!) possuíam treinamento musical e ensinavam música diariamente em sala de aula.

De acordo com o artigo, “os resultados mostraram que a instrução musical aumentou significativamente o vocabulário oral das crianças e a compreensão gramatical”.

A coordenadora da pesquisa: Dra. Maria Runfola afirma que “música é uma forma das crianças aprenderem ritmo e rima do texto, serem expostas a um novo vocabulário e aprenderem a discriminar uma variedade de sons”.

O resultado da pesquisa serviu, principalmente, para reforçar aos educadores e gestores escolares a importância do investimento na formação musical dos professores bem como nas aulas de música. O estudo mostrou um crescimento considerável nos índices alcançados por essas crianças no teste aplicado anualmente pelo governo norte-americano, o que, naquele país, classifica a escola e permite que esta tenha mais ou menos recursos financeiros.

Apesar de focar na aprendizagem musical dentro da escola, Runfola também menciona que os pais devem fazer parte deste processo e podem ajudar no desenvolvimento musical dos filhos. Segundo ela “pais deveriam tomar nota destes resultados e encorajar seus filhos a ouvir uma variedade de música de gravações e especialmente ao vivo (...) Além disso, os pais deveriam interagir musicalmente com os filhos, da mesma forma que interagem usando a linguagem falada. No mínimo, eles deveriam utilizar rimas de bebês e dançar com eles com a música do rádio, TV e gravações”.

E você, como interage com seu filho através da música? Mesmo que ele ainda seja bem pequenininho, tenha certeza de que esta interação fará muito bem pra vocês dois.

1 comentários:

  1. Adorei o texto, muito bem escrito e explicativo. Esclareceu muitas das minhas dúvidas. Fiquei feliz em saber que vai de encontro com eu acredito mesmo sem tem muita nossa do assunto.
    Aguardo mais publicações suas a respeito de musicalização, instrumentação e outros do gênero para crianças na pré infância.

    Abraços,

    Sueli Queiroz

    ResponderExcluir

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Estudo mostra relação entre a música e o desenvolvimento da leitura e escrita em pré-escolares.

Postado por Lucila Andrade às 13:34


Estudo realizado pela Faculdade de Educação da Universidade de Buffalo (Nova Iorque – EUA) mostra a importância da educação musical para o desenvolvimento do vocabulário em crianças em idade pré-escolar.

Dando uma passeada pelo Facebook hoje a tarde, encontrei este link para a reportagem que fala a respeito da relação entre música e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças em idade pré-escolar.

Durante dois anos os pesquisadores americanos investigaram o desenvolvimento de 165 crianças cujos professores generalistas (o professor da turma, mesmo!) possuíam treinamento musical e ensinavam música diariamente em sala de aula.

De acordo com o artigo, “os resultados mostraram que a instrução musical aumentou significativamente o vocabulário oral das crianças e a compreensão gramatical”.

A coordenadora da pesquisa: Dra. Maria Runfola afirma que “música é uma forma das crianças aprenderem ritmo e rima do texto, serem expostas a um novo vocabulário e aprenderem a discriminar uma variedade de sons”.

O resultado da pesquisa serviu, principalmente, para reforçar aos educadores e gestores escolares a importância do investimento na formação musical dos professores bem como nas aulas de música. O estudo mostrou um crescimento considerável nos índices alcançados por essas crianças no teste aplicado anualmente pelo governo norte-americano, o que, naquele país, classifica a escola e permite que esta tenha mais ou menos recursos financeiros.

Apesar de focar na aprendizagem musical dentro da escola, Runfola também menciona que os pais devem fazer parte deste processo e podem ajudar no desenvolvimento musical dos filhos. Segundo ela “pais deveriam tomar nota destes resultados e encorajar seus filhos a ouvir uma variedade de música de gravações e especialmente ao vivo (...) Além disso, os pais deveriam interagir musicalmente com os filhos, da mesma forma que interagem usando a linguagem falada. No mínimo, eles deveriam utilizar rimas de bebês e dançar com eles com a música do rádio, TV e gravações”.

E você, como interage com seu filho através da música? Mesmo que ele ainda seja bem pequenininho, tenha certeza de que esta interação fará muito bem pra vocês dois.

1 comentários on "Estudo mostra relação entre a música e o desenvolvimento da leitura e escrita em pré-escolares."

Sueli on 30 de novembro de 2016 às 10:30 disse...

Adorei o texto, muito bem escrito e explicativo. Esclareceu muitas das minhas dúvidas. Fiquei feliz em saber que vai de encontro com eu acredito mesmo sem tem muita nossa do assunto.
Aguardo mais publicações suas a respeito de musicalização, instrumentação e outros do gênero para crianças na pré infância.

Abraços,

Sueli Queiroz

Postar um comentário